domingo, 1 de junho de 2008

Lugar, Itapua, Coro das 19h e Amy
(Este lugar, Tarde em Itapua, Coro do 73 das 19h e Amy Winehouse, para ser mais precisa)

Têm-me dito que este lugar já não é o que era. Que gostavam mais da old version do Dedos Livres. E percebo, de certa maneira. Não é que não queira que fique assim, mas é inevitável um afastamento deste cantinho quando a escola, os trabalhos, as prioridades nos dão uma cotovelada e caímos para as obrigações... Mas por uns tempos cosegui levantar-me delas e aqui estou de novo, agradecendo essas críticas que, no fundo, estão cheias de elogios escondidos.
Hoje fui a Itapua, de novo. Passei uma tarde maravilhosa. Não, não fui ao Brasil, nem existe uma cidade chamada Itapua cá, mas é o nome que gosto de chamar àquele jardim, por me fazer lembrar da música "Tarde em Itapua".

Hoje a missa lá dos escuteiros foi um stress. a menos de meia hora da missa começar, apercebemo-nos que não ia haver guitarra. Stress? não! nem tínhamos a Maria, que normalmente coordena o coro! Nem o jambé, nem PESSOAS dos escuteiros, pois os únicos que tiveram actividade foram...os lobitos. (Sem ofença, excelentíssimos Senhores Lobritos, vós sois uns cantores e pêras! então quando se colam ao microfone, ui, adoramos todas e as senhoras velhas da Igreja (uma vez mais, sem ofensa), essa ainda gostam mais! ) . Mudámos uma ou outra música, para as mais conhecidas, a Guiga tomou controla e straduff, estava pronto. Lá cantámos as músicas todas "à chapelle" e bem, até correu bem! considerando os pormenores...! à saída recebemos ainda alguns elogios e desta vez souberam MESMO bem, porque nunca temos noção de como soam lá atrás as nossas vozes... E isto ainda que nos tenhamos rido no fim de todas as músicas (e agora revelo um segredinho), porque ou acabávamos em falso ou cantávamos uma estrofe não ensaiada, ou começávamos em tons diferentes, ou cameçávamos estrofes diferentes... uma coisa linda!

Tou a morrer de sono. E, ainda assim, aqui estou, depois de me ter mentalizado que tinha q escrever qq coisa. E tou a consegui-lo ao som de Diana Krall e outras músicas inspiradoras. Depois dou a receita ;) Ontem adorava ter ido ao rock in rio, acho que foi o auge. Andei a arrastar-me para comprar os bilhetes, depois até desisti da ideia. E quando finalmente me lembrei que afinal queria ir, eles esgotaram. Damn it.

Mesmo assim, ouvi na rádio o concerto da Amy Winehouse. er.... speachless. EU E ELA! Com aquela vozinha rouca e mal tratada, ela bem podia estar speachless. ela tem um vozeirão e desperdiça-o dessa maneira , que até dá pena! Mas enfim, lá fez muitos pedidos de desculpa, contou que (UAU) o marido vai sair da prisão brevemente (BOA AMY, ESTAMOS CONTIGO) e fazem anos de casados (ainda há gente que se case nos EUA?) por esta altura (QUE AMORES, acham que têm extravaGANZA para lhes mandar uma mensagenzinha ou telefonar à pala a dar os parabens?? se calhar o telemóvel dela foi-se ao ar com vomitado dela em cima... ou sangria branca... ou então ...bem, nem quero descrever. ) (ups, ainda nao tenho extreme e/ou Extravaganza...nao sei se vou aderir, mas isso é outra história).... [onde é que eu ia?] [ah, sim]
....por esta altura... e então ela está a morrer de saudades (AH, ENTÃO PRONTO, NOS DESCULPAMOS Q ESTEJAS COMPLETAMENTE BEBEDA) e ficou tão emocionada que até chorou na música que se segiu à história cadastral da vida dela. Até simpatizei com ela depois de ter pedido tanta desculpa e, principalmente, quando disse que queria cancelar o concerto por não estar em condições (NAO ESTAR EM CONDIÇÕES? TAS ÓPTIMA, AMY! É ASSIM QUE HONRAS O TEU APELIDO! (wine-house, duh. ) ) mas como queria tanto lá estar...que prontoS pá, é assim!

E enfim, depois desta dissertação sobre os fenómenos actuais, vou bazá-las daqui, qe isto não são horas que se olhem pelo relógio.


PS: OH NÃO, FRED, A AMY ESTÁ MESMO EM TODAS AS CONVERSAS! o quê? pizza? ah, amy. RoverWay? amy. rock in rio? amy. chaves do carro? Amy.

3 comentários:

Susana Pereira disse...

tive pena que a Amy Winehouse tenha ido para lá daquela maneira, mas eu também, por outro lado, fiquei quase que surpreendida de ela ter ido, porque tava mesmo a pensar "vai na volta e ela nao vai" lool.
Por isso, balanço até foi positivo! :D
Quanto ao resto, aposto que o coro ficou brilhante, pois é a partir dos improvisos que surgem melodias novas, novas formas de expressar o mesmo: O AMOR A DEUS! :D por isso, nada de vergonhas :P
Indo para o q falaste em primeiro, também adoro a música que tu me deste (:P) da Tarde em Itapua :D faz-nos mesmo relaxar! :D

Beijinhos,
Susana

disse...

Podiam, já agora, (porque não?) fazer a honra ao autor, o "poetinha" Vinícius de Moraes, esse grande poeta, dipomata, jornalista e músico compositor brasileiro, que escreveu e compôs este tema juntamente com seu grande amigo e companheiro de música - Toquinho. "Tarde em Itapuã" é um grande clássico da música brasileira!
Fazia aqui uma pequena biografia do "poetinha", mas não vos maço mais...

Cacao disse...

(podiam, plural? a susana e eu:P? )